CRECHE IRMÃ ELVIRA
A creche Irmã Elvira juntamente com o Lar dos Velhinhos foi inaugurada em 07 de março de 1980, visando atender crianças oriundas de famílias carentes.
Durante 29 anos a Instituição atuou na educação infantil e creche. Em 17 de setembro de 1999 foi firmado primeiro convênio com a Fundação do Serviço Social; em 6 de março de 2009, foi firmado o convênio n.º 26/2010 com a Secretária de Educação do Distrito Federal, para atendimento de Creche para crianças de 1 ano a 3 anos e 11 meses, dando início ao processo de cadastramento da Creche.
Construir uma proposta pedagógica para as crianças atendidas na Creche implica em conhecimento prévio da realidade em que estão inseridas e do meio social em que vivem. Os objetivos que norteiam o trabalho da creche visam os seguintes valores: dignidade, senso crítico, responsabilidade, organização pessoal, produtividade e respeito.
A Creche Irmã Elvira tem um plano de trabalho baseado na política educacional em vigor, preconizada pelo Ministério da Educação e na contribuição de autores como Piaget, Vygotsky e Papert, ou seja, construída e embasada na abordagem cooperativista e sócio-interacionista, compreendendo a criança como ser humano em constante desenvolvimento.
I - Creche:
b) Berçário II – 1 ano;
c) Maternal I – 2 anos; -
d) Maternal II – 3 anos
Tel.: (61) 3552-0504 ramal 212
Email: lvmm.coord2@gmail.com
Espaço das Crianças
Creche Irmã Elvira
A criança através da brincadeira acredita e explora a sua realidade, estuda o meio em que está inserida discutindo sobre regras e papeis social, ensinar a criança a aprender e a conhecer a fazer, favorece o desenvolvimento da curiosidade, da autonomia, da linguagem e do pensamento.
A brincadeira auxilia na aprendizagem. É necessário que os professores sejam a favor do lúdico, pois do contrário a escolarização infantil perderá a sua principal característica. Através do lúdico o professor obtém informações valoriza os alunos além de estimulá-los na criatividade, autonomia, interação com seus pares, na construção do raciocínio lógico matemática, nas representações de mundo e de emoções, ajudando assim na compreensão e desenvolvimento do universo infantil. (Gonçalves 2016)