No dia 24 de novembro de 2020, foi realizada uma oficina de estimulação cognitiva no LJCJ com o tema sobre consciência negra e comidas e utensílios afro-brasileiro, coordenada pela Terapeuta Ocupacional Bruna. Participaram da atividade cerca de 7 idosos, com diversas deficiências como visual e motora, dessa forma atividade foi adaptada para todos. Os objetivos da atividade foi proporcionar estímulos cognitivo, sendo memória de curto e longo prazo, reconhecimento, concentração, linguagem, atenção sustentada, percepção visual, além de favorecer a socialização entre os idosos e estimular vínculo terapêutico.
A atividade realizada consistiu na utilização de música para ambientação “Negro Gato – Roberto Carlos” e uma breve contextualização sobre a o dia da consciência negra e o motivo de ser comemorado no dia 20 de novembro, também foram expostos imagens de comidas e utensílios afro-brasileiros que foram trazidos para o Brasil que até hoje fazem parte da nossa cultura e por fim realizado uma breve leitura de um poema sobre comida.
Nessa atividade os idosos trouxeram vivências e experiências com preparação de comidas, festas comemorativas, participação da famílias e viagens realizadas.
Seguem fotos da atividade:
Σχόλια